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Publicidade no mercado imobiliário

  • 17
    mai

Publicidade no mercado imobiliário

Confira os dados da pesquisa sobre publicidade no mercado imobiliário apresentado pelo Viva Real – DMI 2013


Publicidade no mercado imobiliário

Com as mudanças tecnológicas e de estilo de vida, a importância da diversidade de canais de publicidade muda no mercado imobiliário.

Na pesquisa, analisamos a importância destes diferentes canais do ponto de vista do consumidor e a expectativa de investimento nesses mesmos canais, por parte dos profissionais do mercado imobiliário.  Estas comparações foram úteis para demonstrar se existe um desalinhamento entre o investimento dos profissionais em canais de publicidade e o interesse dos consumidores especificamente em algum canal. O resultado também mostra a percepção dos consumidores em relação aos diferentes canais de publicidade.


Portais de imóveis

A maioria dos consumidores (cerca de 90%) consideram os portais de imóveis como canais “importantes” ou “muito importantes” quando estão procuram por imóveis para comprar ou alugar?

Aqueles que consideram os portais “muito importantes” representam a maior parte de todos os pesquisados – 56%?

Alinhados com o interesse dos consumidores em portais de imóveis, a maior parte dos profissionais (52%) pretendem aumentar o investimento em anúncios em portais, enquanto 37% planejam manter o valor de investimento? Apenas 3% querem reduzir este valor?


Portai imobiliários

 

Site de imobiliárias
 

Uma grande parte dos consumidores (92%) consideram o site de uma imobiliária “importante” ou “muito importante” quando procuram por imóveis?

Apenas 3% dos respondentes não usam estes sites, a menor parte se compararmos a todos os canais?

Alinhados com o grande interesse dos consumidores por sites de imobiliárias, 52% das imobiliárias e corretores planejam aumentar o investimento em seus sites, enquanto 35% irão manter o valor deste investimento?

Curiosamente, 11% dos profissionais não investem em seus próprios sites, o que aponta uma contradição com o interesse do consumidor neste tipo de canal?

 

site imobiliários

 

Mídias Sociais


Comparadas aos portais de imóveis e sites de imobiliárias, as mídias sociais parecem ter menos importância para os consumidores? 56% deles consideram as mídias sociais “importantes” ou “muito importantes”, enquanto 23% consideram “menos importantes” e 21% não utilizam mídias sociais quando estão procurando imóveis?

Apesar de haver menos interesse por parte dos consumidores, 60% dos profissionais do mercado imobiliário pretendem aumentar o investimento em mídias sociais no futuro? As Mídias Sociais apresentam-se como um canal onde a maior parte dos profissionais pretende aumentar o investimento, se comparado aos outros canais de publicidade? 25% pretendem manter o investimento neste canal?
 

midias sociais

 

Jornal Impresso


Segundo a pesquisa, 28% dos consumidores não usam jornal impresso quando estão procurando imóveis, o maior número de todos os canais de publicidade, e 20% consideram  este canal “menos importante”? 35% consideram o jornal impresso “importante” e 17% consideram o jornal impresso “muito importante”, quando estão procurando por imóveis?

Alinhados com a dinâmica dos consumidores, apenas 16% dos profissionais do mercado  imobiliário planejam aumentar o investimento em jornais impressos, o menor número comparado aos outros canais?

Ao mesmo tempo em que 47% não irão investir em jornais impressos e 12% pretendem diminuir este investimento?


jornal impresso
 

Flyers
 

27% dos consumidores não usam flyer quando estão procurando por imóveis, e “menos importante” (a maior parte dentre todos os canais de publicidade)? 27% dos consumidores  consideram este tipo de canal “importante” e 11% consideram flyers “muito importantes”  quando estão procurando por imóveis?

Apesar disto, 29% dos profissionais do mercado imobiliário que responderam a pesquisa pretendem aumentar o investimento em flyers, e 25% pretendem manter o investimento? Apenas 8% dos profissionais pretendem diminuir o investimento neste canal, e 38% não irão investir neste canal?

De forma geral, as preferências dos consumidores para 2014 estão claras: mais consumidores consideram importantes os portais de imóveis e sites de imobiliárias? Enquanto as mídias sociais são menos importantes para os consumidores, a maioria dos profissionais do mercado imobiliário planeja aumentar o investimento nestes canais? Ao mesmo tempo, jornais impressos e flyers continuam perdendo a relevância para os consumidores, e em geral isto está se refletindo nos profissionais do mercado imobiliário, que pretendem diminuir o investimento nestes dois canais?
 

Panfletos

 

Conclusões da pesquisa


O ano de 2014 apresenta muitas incertezas em relação ao mercado imobiliário no Brasil, devido às especulações sobre uma possível “bolha” e implicações geradas pela Copa do Mundo? Nossa pesquisa com consumidores e profissionais do mercado é uma tentativa de mostrar as expectativas de ambos os lados para o mercado de imóveis em 2014?

  • Embora a maioria dos profissionais do mercado imobiliário acredite que o volume de negócios fechados irá melhorar em 2014,  a opinião deles está bem dividida sobre o impacto da Copa do Mundo, com 45% acreditando que o evento irá aumentar o volume de negócios fechados em suas cidades e 44% acreditando que o evento não irá impactar no volume de negócios?
     
  • Embora ambos, consumidores e profissionais, acreditem que os preços irão aumentar em 2014, os consumidores estão mais confiantes de que este aumento será de mais de 25%?
     
  • Ao mesmo tempo, ambos (consumidores e profissionais), já consideram os preços “altos” ou “muito altos”? Contudo, mais consumidores do que de profissionais acreditam que os valores estão “muito altos”?
     
  • Portais de imóveis e sites de imobiliárias estão emergindo como a fonte mais importante de informações quando as pessoas estão procurando imóveis, enquanto jornais impressos e flyers continuam perdendo a importância? Com estas preferências, os profissionais do mercado imobiliário pretendem aumentar seus investimentos na Internet em 2014?


Fonte: Viva Real – DMI 2013

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